segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Visita Itaipu Binacional ....



Acadêmicos de Comunicação Social da UDC – Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Publicas – participaram de uma visita técnica a Itaipu Binacional. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a parte interna da maior usina hidrelétrica do mundo, e também saber como funciona o setor de Assessoria de Comunicação.
Primeiramente eles assistiram a uma pequena palestra, ministrada pela Relações Publicas, Marta Costa e pelo Jornalista Cláudio Benetta.
Segundo Marta, a assessoria de comunicação da empresa se divide em apenas duas áreas: Jornalismo – assessoria de impressa e Relações Publicas – responsáveis pelos projetos da empresa. A área de publicidade e propaganda é terceirizada, devido ao produto que a empresa produz não precisar de publicidade para ser vendida ou consumida, o que eles fazem é apenas propaganda, para divulgar os projetos sociais desenvolvidos por eles.
Cláudio é responsável por toda a parte jornalística, a empresa possui um Jornal On Line e uma outra versão impressa, exposta em um mural espalhado por vários pontos da Itaipu. Além do Jornalista responsável a equipe possui estagiários, que saem a campo para fazer as matérias. Cláudio lembra ainda que tudo que é publicado tem que passar antes pelo superintendente de Curitiba-PR, para ver se autoriza ou não a publicação do material. Além disso, eles fazem contatos com outras mídias, fazendo release e recepcionando os repórteres.
Relações públicas são responsáveis pelos projetos sociais desenvolvidos dentro da empresa, tanto projetos internos como externo.
Após a palestra, um vídeo foi apresentado e em seguida os estudantes embarcaram em uma viagem, foram conhecer a Itaipu Binacional internamente. Eles puderam ver de perto as unidades geradoras, as salas onde é controlada a volume de água, a quantidade de energia gerada, entre outros, puderam também visitar a sala de exposição de fotos, que conta a história da Itaipu desde o inicio.

FESTA KITSCH : RESPONSABILIDADE SOCIAL

Os acadêmicos de Comunicação Social da UDC se organizam para a 2º edição da FESTA KITSCH, que será realizada no dia 14 de novembro na mais nova casa de eventos de Foz do Iguaçu, Mansão Green. A festa é o encerramento de uma série de manifestações e criações artísticas pertencentes à cultura kitsch que se darão ao longo do evento.

A 1º edição aconteceu no ano de 2002. Acadêmicos se mobilizaram por uma única causa: ajudar uma aluna com leucemia. Mais de três mil pessoas compareceram a festa e toda a renda foi destinada à família da estudante para auxiliar no tratamento médico. A intenção é repetir a dose, se expressar, se divertir muito, e estimular a responsabilidade social, uma vez que alunos e empresas participam e contribuem diretamente com uma ação humanitária.

Nesta segunda edição, o beneficiado será o Lar de Apoio as Crianças e Adolescentes de Foz do Iguaçu (LACA). Uma entidade filantrópica que busca melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescente e famílias portadoras ou não do vírus HIV.

A instituição atende cerca de 300 pessoas por mês que recebem tratamento, acompanhamento médico e todos os cuidados necessários. Segundo a presidente da entidade, Solange Terezinha de Souza, algumas crianças ficam na casa-lar temporariamente e outras permanentemente.

O trabalho do LACA não se reserva unicamente a sua sede. Com a ajuda de assistentes sociais, é feito um trabalho de instrução, ajuda e acompanhamento às famílias dos portadores do vírus HIV. No caso de ser a criança portadora do vírus, elas auxiliam os pais nos cuidados com alimentação e com os remédios. Quando são os pais os portadores, as assistentes sociais vão, a cada 15 dias, até a casa da família para acompanhar e verificar se as crianças estão sendo encaminhadas para escolas e creches.

A casa-lar está passando por reformas, e segundo a presidente da instituição, há pouco tempo à vigilância sanitária visitou o local, e solicitou a modificação no lactário – lugar onde prepara a alimentação das crianças – e na lavanderia, mas o custo de toda essa modificação é cara. “O dinheiro que será arrecadado com a festa virá em uma boa hora, pretendemos usa-lo para terminar as obras, ainda falta fazer o reboco, arrumar o piso e atender as exigências da vigilância sanitária, além de pagar as contas fixas” afirma a presidente.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Evolução...


A invenção da televisão no final dos anos 30 mudou completamente a forma de comunicação no mundo. Hoje é considerado o principal meio de comunicação de massa, atinge quase 100% da população.
O computador foi outro advento importante para a história da humanidade, se a televisão mudou a forma de comunicação imagina o que fez a internet. Mensagens instantâneas, notícias do Brasil e do mundo no exato momento em que acontece, tudo muito rápido.
Se quiser ficar informado de algum acontecimento, não é necessário esperar 20h15min para assistir o Jornal Nacional e ficar por dentro do que acontece no mundo. Hoje é possível até mesmo assistir os vídeos não só de noticias, perdeu último capítulo da novela das oito, é só acessar a internet que está lá. Com tanta evolução temos que nos preparar para enfrentar esse mercado cada vez mais competitivo e exigente, é preciso ser criativo e aproveitar todas as ferramentas que estão em nossas mãos.
Pensando nisso, o jornalista Luciano Villela junto com sua esposa também jornalistas Andréa Villela, iniciaram o projeto LC TV Notícias On-line. Um site onde é possível saber de tudo que está acontecendo em Foz do Iguaçu, só que eles têm um diferencial dos outros sites de noticias, além dos textos, é possível assistir a reportagem. Uma nova área, tudo é feito da mesma forma que na TV, montado uma equipe composta de um repórter, um cinegrafista, um pauteiro e um editor, a diferença é o estilo do texto e a rapidez com que a matéria é editada, e o repórter fecha a matéria. Feito isso o site já é atualizado. Em questões de minuto o que acabou de acontecer já está disponível para as pessoas acessarem.
O site da rede globo também possue vídeos além da matéria escrita, a diferença é que a matéria completa só estará disponível no site depois que passar na TV, antes disso não é possível ter acesso.
Mas esse mercado está crescendo e muito e numa velocidade absurda, é preciso estar por dentro de tudo e preparado para enfrentá-lo, nós futuros jornalistas devemos estar atentos as novas portas que se abrem, e criar novas oportunidades...