segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ensino médio no Brasil

Ontem no Progama FANTASTICO exibido pela Rede Globo, passou uma matéria que buscou fazer uma avaliação do ensino médio das escolas públicas. O resultado foi assustudor. Mas de quem será a culpa? do aluno, do professor, do governo, ou tentar achar um culpado para essa situação é desperdiçar tempo?
Mas que é triste o resultado isso é, mais triste ainda foi a matéria que passou em seguida, sobre as piores escolas do Brasil.
Crianças estudando ao ar livre, embaixo de árvores, colégios sem janelas, sem portas,professores sem ferramentas necessárias para poder dar aulas. Só contam com a força de vontade dos alunos e a persistencia de todos os professores. Um grande exemplo para muitos que tem tudo, escola, material, professores equipados e mesmo assim, não gostam de ir a escola, não aproveitam o tempo que passam dentro de uma sala de aula.
Eu particularmente chorei ao ver essas matérias, fiquei me perguntando, fala tanto que as crianças são o futuro do país, mas nessas condições é impossivel. E depois parei para analisar, quando meu pai era crianças ele era o futuro, quando era era criança eu era o futuro, e hoje as nossas crianças são o futuro, mas que droga de futuro bom é esse que nunca chega, meu pai não conseguiu fazer nada, eu também e agora ficamos empurrando a responsabilidade emcima dessas crianças que nem ao menos tem condições para estudar. O futuro é agora, daqui 10, 15 minutos, e se alguém tem que fazer algo, são os adultos de hoje. É no presente que é preciso agir não da pra esperar essas crianças crescer pra termos um mundo melhor, ou ainda elas vão crescer e vão querer dizer que o futuro serão os filhos deles, é muito tempo para esperar que esses pequenos mudem o nosso país, começamos nós e eles terminam.
E quem tem a oportunidade de estudar em uma escola, com parede, janelas, ar condicionados, livros didaticos, merenda escolar, aproveitem e não reclamem tem gente implorando para estar no seu lugar...

e nós que temos que mudar, é nós que temos que brigar pelo nosso presente, pra ser bom agora, depois e depois e depois ...


Assistam as matérias ...

Nenhum comentário: